O calendário de eventos, que decorrerá ao longo do ano, inclui um ciclo de cinema, concertos, conferências, um congresso internacional e um programa educativo a realizar em coordenação com diversas escolas secundárias. Os eventos serão apresentados pelo historiador José Neves e a socióloga Teresa Cunha, enquanto Alfredo Caldeira, representante da Fundação Mário Soares, irá lançar um website dedicado às comemorações.
À apresentação segue-se a Mesa Redonda A Revolução de Outubro, Que fazer, onde intervêm os historiadores Fernando Rosas e José Pacheco Pereira, a antropóloga Paula Godinho e a especialista em relações internacionais Teresa Cravo. Miguel Cardina, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), será o moderador.
A iniciativa do evento cabe ao Instituto de História Contemporânea (IHC/NOVA) e ao Centro de Estudos Sociais (CES/UC), entre outras instituições científicas e culturais. São exemplos a Cinemateca Portuguesa, Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Folio Festival Literário Internacional de Óbidos, Fundação Mário Soares, Ler Devagar, Teatro Maria Matos, Teatro Nacional Dona Maria II, Le monde diplomatique, entre outros.
Informações adicionais
José Neves Docente do Departamento de História
jose.neves@fcsh.unl.pt, Tm: 965 170 250
Fernando Rosas Docente jubilado do Departamento de História
fernadorosas.ihc@fcsh.unl.pt