voltar ao início
Iniciativas

001030

Urban Sketchers Portugal - Nas Ruas de São Bento

20-6-2013: 18:00Auditório da Fundação Mário Soares

O Presidente da Fundação Mário Soares e Urban Sketchers Portugal convidam V.Exa. para a inauguração da exposição "Urban Sketchers Portugal - Nas Ruas de São Bento"

APRESENTAÇÃO

A Fundação Mário Soares exerce a sua actividade, desde 1996, na Rua de S. Bento, em Lisboa, frente à Assembleia da República.

Local privilegiado, é também o cruzamento de ruas, avenidas e travessas que marcam a história da cidade e que respiram ainda vidas e experiências multiculturais, permanecendo, ao lado de instalações do poder político, o pequeno comércio, antiquários, restaurantes diversificados, locais de diversão e, aqui e ali, prédios de intervenção recente.

Antiga zona de escravos e de conventos, bastante afectada pelo terramoto de 1755, já foi objecto de tentativas de demolição e, também, de requalificação. O certo é que o eixo marcado pela Rua de S. Bento - e as artérias circundantes - conserva traços gregários, em que se cruzam populações envelhecidas e novos moradores cosmopolitas.

Este foi o ponto de partida para um convite do Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares aos Urban Sketchers Portugal, "colectivo de autores portugueses que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem", para organizar um encontro nas ruas de São Bento, com vista a mostrar ao público o seu trabalho.

O resultado foi o envolvimento de mais de quarenta desenhadores que, numa única jornada, produziram cerca de 150 desenhos, de grande qualidade documental e estética.

A exposição agora organizada pela Fundação Mário Soares, nas suas instalações, apresenta uma selecção desses trabalhos, que entendemos organizar por cada um dos locais tratados, dando expressão a todos os intervenientes, conjugando perspectivas e estilos muito diferenciados.

Dada a natureza dos desenhos - em caderno - optou-se pela exposição de reproduções fotográficas ampliadas, que melhor permitam conhecer a técnica e o detalhe de cada autor. Merece, finalmente, especial destaque o empenhado trabalho técnico de reprodução e tratamento das imagens realizado por António Coelho.

Urban Sketchers Portugal

O Urban Sketchers Portugal não é mais do que um grupo de pessoas que gosta de desenhar em cadernos quotidianamente e se reúne de vez em quando para o fazer em conjunto. Com formações distintas, qualquer pessoa pode deixar-se contagiar pelo espírito do diário gráfico e publicar os seus desenhos online no nosso blogue: http://urbansketchers-portugal.blogspot.pt

Acreditamos que qualquer pessoa pode aprender a desenhar.

Acreditamos ainda mais que quanto mais se desenha, melhor se desenha.

Não fazemos seleção de pessoas. São todos bem vindos!

Mário Linhares

Fundação Mário Soares
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85 | Fax: (+ 351) 21 396 4156
fms@fmsoares.pt | direccao.casa-museu@fmsoares.pt