voltar ao início
Iniciativas

000917

São Tomé e Príncipe

Exposição [O Património] Não é só Pedra na VI Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe

4-11-2011CACAU (Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias), São Tomé e Príncipe

Inauguração, no dia 4 de Novembro de 2011, na CACAU (Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias), em São Tomé e Príncipe, da exposição [O Património] Não é só Pedra, no âmbito da VI Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe (1 a 30 de Novembro).

Paralelamente a esta exposição, terá lugar a 2 e 3 de Novembro o workshop "Património & Memória", onde serão abordados, entre outros, a salvaguarda do património histórico (edificado, documental e oral) como tarefa fundamental das identidades de cada um dos nossos países e percursos comuns, e as novas tecnologias como importante veículo na divulgação dessa memória.

Remonta a 2008, por altura da V Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe (26 de Junho a 26 de Julho de 2008), a primeira exposição organizada naquele país. Nessa ocasião, foi inaugurada, com a presença do Dr. Mário Soares, a 27 de Junho de 2008, a exposição "40 anos depois". Com recurso a documentos da época pretendeu-se dar conta dos antecedentes da deportação do Dr. Mário Soares, as reacções de solidariedade que provocou e, bem assim, como foi a sua vida durante o tempo em que permaneceu em São Tomé e Príncipe, impedido de exercer a sua profissão de advogado, proibido de dar aulas e remetido a um quase total isolamento do exterior.

A 5 de Maio de 2009, Ano Internacional da Astronomia, foi ainda inaugurada, em colaboração com o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa e a Teia D'Arte de São Tomé e Príncipe, a exposição "A Luz desviada pelo Sol". Esta exposição pretendeu assinalar o 90º aniversário da expedição à Ilha do Príncipe dirigida por Arthur Standley Eddington - que comprovou a Teoria da Relatividade Geral formulada em 1915 por Albert Einstein, observando e medindo a alteração das trajectórias da luz de estrelas distantes ao passar perto do sol, durante o eclipse de 29 de Maio de 1919.

A exposição "(O Património) Não é só Pedra" compreende 16 painéis e viaja através da história contemporânea dos novos países lusófonos, dando destaque aos homens e mulheres, poetas e militantes, que foram actores principais das suas independências. Ao mesmo tempo, neles se cruza a língua portuguesa, essa língua que eu amo, como escreveu Alberto de Lacerda, língua de futuro, de cooperação, de utopia e de esperança.

Fundação Mário Soares
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85 | Fax: (+ 351) 21 396 4156
fms@fmsoares.pt | arquivo@fmsoares.pt | direccao.casa-museu@fmsoares.pt