voltar ao início
Iniciativas

000734

Angola

Comemorações do 80.º Aniversário de Mário Pinto de Andrade

21-8-2009
000734

A Fundação Mário Soares, em colaboração com o Comité Organizador das Comemorações do 80.º Aniversário de Mário Pinto de Andrade, participa, em Luanda, nas cerimónias que assinalam aquela data. A partir de hoje, aceda online ao Arquivo Mário Pinto de Andrade

EM HONRA DE MÁRIO PINTO DE ANDRADE

A 27 de Janeiro de 1998, a Fundação Mário Soares recebeu em depósito os Documentos de Mário Pinto de Andrade. Cerca de dois anos depois, a 7 de Fevereiro de 2000, realizou-se nas instalações da Fundação, em Lisboa, uma sessão pública de apresentação do tratamento digital dos Documentos Mário de Andrade. Com intervenções de Mário Soares, Luís Cabral e de Ana-Jinga e Henda Ducados, filhas de Mário Pinto de Andrade e que depositaram na Fundação os respectivos documentos, a referida sessão contou com a presença de numerosas personalidades políticas e investigadores.

Na mesma data, foram colocadas na Internet os descritores dos Documentos Mário de Andrade, possibilitando assim o conhecimento online do conteúdo de todo este importante acervo documental. Com essa iniciativa pioneira, o Arquivo da Fundação Mário Soares abriu novas perspectivas de investigação sobre a História Contemporânea, facilitando o acesso remoto às fontes. Desde então, muitos têm sido os investigadores que têm acedido aos referidos documentos, incorporando-os nos seus trabalhos.

Passados 10 anos, a Fundação entendeu reorganizar esse Arquivo em suporte electrónico, de modo a tornar ainda mais compreensível aos leitores o acesso à documentação.

Figura imprescindível e central do movimento nacionalista e anti-colonialista africano, Mário Pinto de Andrade foi também o intelectual e o militante que jamais renunciou às suas convicções, nem as moldou às mordomias e tentações do poder.

Íntegro, manteve-se lúcido e atento ao tempo que foi o seu, sem nunca deixar de estudar e debater as novas condições criadas pela evolução social e política.

Homem de Cultura, abriu caminhos e desbravou novas perspectivas para o que entendia dever ser a afirmação de África.

No âmbito das comemorações do 80.º aniversário do seu nascimento, a Fundação Mário Soares faz entrega, em Luanda, ao Arquivo Histórico Nacional de Angola, de uma cópia em suporte digital do espólio documental de Mário Pinto de Andrade.

Ao mesmo tempo, todo esse rico acervo documental e fotográfico está, a partir de hoje, igualmente acessível através da Internet (www.fmsoares.pt/mpa).

Folheto MPA
Folheto MPA
Folheto MPA
Folheto MPA

+ informações

Fundação Mário Soares
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85 | Fax: (+ 351) 21 396 4156
fms@fmsoares.pt | direccao.casa-museu@fmsoares.pt