95 anos após a Implantação da República, a Fundação Mário Soares assinala essa data com a organização de uma exposição de documentos e fotografias relacionadas com o 5 de Outubro de 1910.

 

Daí, a preparação de um CD-ROM integralmente dedicado ao 5 de Outubro, a abertura à consulta de numerosa documentação inédita de Afonso Costa e de Bernardino Machado e ainda a edição, prevista para 2006, de um livro sobre A Maçonaria e a Implantação da República.

 

Estas iniciativas visam divulgar aspectos essenciais dos acontecimentos e personagens que marcaram as primeiras décadas do nosso século XX, viabilizando o acesso dos investigadores e do público em geral a um seu conhecimento mais aprofundado. E são, também, a mostra de trabalhos realizados na preservação e tratamento de documentação histórica, muitas vezes em risco de se perder.

 

O CD-ROM dedicado aos acontecimentos de 5 de Outubro de 1910 reúne uma extensa cronologia, ilustrada com desenhos, caricaturas, fotografias, documentos e filmes. Apresenta ainda um detalhado roteiro da revolução e mais de uma centena de notas biográficas ou históricas que permitem um ajustado enquadramento daqueles dias.

Textos de António Reis e Pezarat Correia completam essa visão, ao mesmo tempo que se disponibilizam as intervenções sobre a República Ontem e Hoje (1910-2000), que integraram o III Curso Livre de História Contemporânea, organizado pela Fundação em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL.

 

 

 

 


(topo)
 


© FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES