Imprensa CM-LP (Comité Marxista-Leninista Português)

 

 

Em Dezembro de 1963, o Comité Central do Partido Comunista Português decidiu expulsar desse órgão Francisco Martins Rodrigues (que utilizava o pseudónimo Campos).

Consumou-se aí uma significativa cisão no PCP, de que resultaria, no ano seguinte, a formação da Frente de Acção Popular (FAP) e do Comité Marxista-Leninista Português (CM-LP).

Reunimos, precisamente, neste CD-ROM alguns documentos e números de Revolução Popular e Acção Popular, editados pelo CM-LP entre 1964 a 1966.

 

Entendemos ainda publicar neste CD-ROM exemplares de O Novo Militante, Estrela Vermelha e Unidade Popular, que foram editados, a partir de finais de 1968, também em nome do Comité Marxista-Leninista Português e, quanto àquele último título, em nome do Partido Comunista de Portugal (Marxista-Leninista) a partir de Agosto de 1971.

 

Não nos compete interpretar estes documentos, nem analisar as respectivas orientações políticas, importando, isso sim, a sua disponibilização simplificada à consulta dos investigadores e interessados.

Uma última nota para lamentar que este CD-ROM não contenha ainda as séries completas desses títulos, falha que pretendemos vir a suprir logo que possível, contando com a colaboração de quantos possam possuir os números em falta. Do mesmo modo que também não incluímos outras publicações, como Servir o Povo — órgão da União dos Estudantes Comunistas (Marxista-Leninista) e A Centelha — órgão para o exterior do CM-LP, de que aqui reproduzimos os cabeçalhos.

 

 


(topo)
 


© FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES