Domingo, 20 de Janeiro de 1918Eleições do Conselho Superior do Trabalho039573
Eleições do Conselho Superior do Trabalho, realizando-se o sufrágio em Lisboa, Guimarães, Beja, Évora, Faro, Seixal, Porto, Póvoa do Varzim, Santarém, Portalegre e Guarda.
O Conselho Superior do Trabalho, com sede em Lisboa, contaria com 6 vogais oriundos das classes trabalhadoras, dois de Lisboa, dois do Porto e dois do resto do país. Os organismos de representação das classes trabalhadoras que entendessem participar deviam reunir em assembleia para nomear um delegado para a eleição dos vogais. Cada associação transmitiria ainda a identificação do delegado escolhido à União Operária Nacional (UON) e esta, logo que fixada a data para as eleições, faria reuniões preparatórias em Lisboa e no Porto, com os representantes das diversas associações.
Os delegados operários recusaram tomar posse pois não tinha sido adoptado o alvitre da UON que defendia a revogabilidade dos mandatos. O Conselho Superior do Trabalho ficou assim incompleto, não chegando a funcionar. Só em 1919 viria a ser atendida esta reclamação operária.
ano:
1918 | tema:
Movimento Operário e Social