Terça-feira, 4 de Agosto de 1903É eleito o Papa Pio X034749

Giuseppe Sarto é eleito papa, adoptando o nome de Pio X.
Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em Riese, Itália, a 2 de Junho de 1835, ingressando aos quinze anos no seminário de Pádua, tendo sido ordenado sacerdote a 18 de Setembro de 1858.
Bispo de Mântua, é feito Cardeal em 1893 e transferido para Veneza, onde continua a ser conhecido pelas suas obras de caridade
Por morte de Leão XIII, sucede-lhe no trono pontifical, aceitando "o Pontificado como uma cruz" e adoptando o nome de Pio X.
Na sua primeira encíclica ("E supremi apostolatus cathedra... ") afirma que "O nossso mundo sofre de uma doença: o afastamento de Deus", iniciando algumas reformas no interior da Igreja, de que são exemplo, "preocupado pela santidade dos sacerdotes", a reforma dos seminários, o reforço do empenho missionário e a criação de numerosas bibliotecas eclesiásticas, ao mesmo tempo que renovou a música eclesiástica e reformou a liturgia das horas e reforçou o empenho missionário.
Pio X procedeu ainda a algumas reformas da cúria romana e iniciou a publicação em 1909 das "Acta Apostolicae Sedis", em que ainda hoje são publicados os documentos pontifícios.
Ao longo do seu pontificado, assiste à adopção em diversos países (França 1905, Espanha 1910 e Portugal 1911) de legislação de separação da Igreja e do Estado o que lhe provoca reacções violentas.
Morreu a 20 de Agosto de 1914, no dealbar da I Guerra Mundial, vindo a ser proclamado santo em 29 de Maio de 1954.
ano:
1903 | tema:
Religiões