Quinta-feira, 2 de Abril de 1903Visita de Eduardo VII a Lisboa00248


Eduardo VII, Rei da Grã-Bretanha e da Irlanda, embarcou no dia 31 de Março em Potsmouth, a bordo do Iate Victoria and Albert, com destino a Portugal. O Iate cruzou a barra do Tejo às 14 horas e 30 minutos do dia 2 de Abril de 1903, acompanhado dos couraçados ingleses Minerva e Vénus.
Na sua recepção reuniram-se, entre Algés e Belém, os cruzadores D. Carlos, D. Amélia e Adamastor e um conjunto de vapores. Cerca das 16 horas, altura em que o Iate ancorou, o Rei
D. Carlos dirigiu-se-lhe no bergantim real, encaminhando-se depois para o Cais das Colunas. Após a recepção oficial, organizou-se um cortejo de seis coches, cada qual ladeado por criados da casa real e um vasto conjunto de forças militares.
O Rei visitou nomeadamente Sintra e Cascaes e inaugurou o Clube Inglês, que ainda hoje funciona na Rua das Janelas Verdes, em Lisboa. Foi ainda organizada uma récita de gala no São Carlos.
A estadia do monarca britânico foi particularmente significativa para Portugal na medida em que foi a primeira visita que Eduardo VII realizou ao estrangeiro após a sua coroação, sendo discutidas, em particular, as questões coloniais.
ano:
1903 | tema:
Vida Política