Novembro de 1903Cisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)00241


Reúne-se em Londres o II Congresso do Partido Operário Social-Democrata russo (POSDR), em que participam 43 delegados, representando 26 organizações, tendo como objectivos principais aprovar o Programa e os Estatutos do Partido, além de eleger a sua direcção (a que fora eleita no anterior congresso havia sido presa). O Congresso decorreu primeiro em Bruxelas, onde iniciou os seus trabalhos em 17 de Julho, mas as perseguições policiais levaram à transferência do local de reunião.
As posições defendidas por Lenine, designadamente sobre a organização do Partido, a profissionalização dos militantes e a adopção do centralismo democrático, e sobre a necessidade de preparar a revolução na Rússia, recebem o apoio de 22 delegados, tornando-se maioritária passando a designar-se pela respectiva expressão russa: "bolchevik".
Os restantes 21 delegados, entre os quais Plekhanov, Martov e Trotski, defensores de um programa social-democrata, passam a ser conhecidos pela expressão russa para minoria ("menchevik").
A cisão assim operada no POSDR terá enormes consequências no futuro da revolução russa e do movimento operário.
ano:
1903 | tema:
Movimento Operário e Social