012588
Ministério da Educação
Perfil Cultural Desejável do Diplomado do ensino Secundário

INTRODUÇÃO 

9

A Ideia de um Perfil Cultural do Diplomado do Ensino Secundário 

11

A Metodologia 

14

l - A SITUAÇÃO PORTUGUESA 

17

O Contexto Histórico-Espacial de Portugal 

19

A integração na Comunidade Europeia 

19

Novo relacionamento internacional 

21

A Situação Educativa em Portugal 

22

Acesso ao ensino em grau muito inferior ao da média da CEE 

22

Desigualdade de oportunidades no interior do país 

23

Ineficiência do sistema 

24

Irrelevância do sistema 

25

Falta de qualidade do sistema 

25

Debilidade do ensino técnico-profissional 

28

Investimento financeiro insuficiente 

29

A Condição da Juventude Portuguesa 

30

Breves indicadores de situação 

30

Comportamentos e atitudes 

32

II - O PERFIL DESEJÁVEL DO DIPLOMADO 

35

O Perfil Socio-moral do Diplomado no Contexto do Desenvolvimento  Psicológico e Social 

39

O Começo da Vida Adulta 

39

O Contexto da Sociedade Portuguesa 

41

Autonomia e integração 

41

Relações humanas 

43

Princípios universalizantes 

43

Capacidade de acção sistemática e eficiente 

44

Preocupação pela qualidade 

45

Perfil Sócio-moral 

47

O Perfil Cognitivo-Cultural no Contexto da Sociedade Moderna 

61

Capacidades e linguagens 

61

Memória e identidade cultural 

62

Conhecimentos 

62

Preparação para a busca do sentido da vida 

64

Perfil cognitivo-cultural 

65

O Perfil do Controle Corporal do Diplomado 

83

Pressupostos 

83

Orientações conceptuais 

84

Perfil do controle corporal 

89

III - OS DESAFIOS À NAÇÃO 

95

Desafios ao Sistema Educativo 

99

Resposta a nível global 

99

Igualdade de oportunidades 

99

Educação para o sucesso 

100

Educação integral 

102

Abertura de saídas profissionais 

102

Resposta a Nível da Escola

103

A escola à escala humana 

103

A gestão democrática eficiente 

104

Estabilidade do corpo docente 

104

Autonomia do ensino particular e cooperativo 

105

Resposta a Nível dos Professores 

106

Criatividade pedagógica 

106

Responsabilidade ética 

107

Contínua actualização 

107

Desafios à Sociedade 

109

Mobilização Financeira Directa 

109

Mobilização Financeira Indirecta 

110

Empenhamento na Actividade da Escola 

111

CONCLUSÃO 

113

ANEXO 1. As Fontes Científicas Inspiradoras do Perfil 

117

ANEXO 2. Quadros Estatísticos 

125

BIBLIOGRAFIA 

143

topo